PROJETO

O projeto "Clownsamento", que virou o espetáculo "O Matricômico", nasceu com o objetivo principal de montagem um espetáculo teatral com base na linguagem clownesca, tendo como tema central o casamento.

A proposta é elaborar a dramaturgia do espetáculo com base em improvisações, explorando as situações do dia-a-dia de convivência de um casal, bem como em entrevistas coletadas a partir da questão: “Seu casamento da uma boa história?”.

A montagem realizada na cidade de Santa Maria, interior do RS, pretende realizar uma circulação pelas cidades da Quarta Colônia, região próxima, de colonização predominantemente italiana, a qual se localiza fora do eixo de apresentações artísticas do estado.

Através da circulação do espetáculo pelos municípios Itaara, São João do Polêsine, Dona Francisca, Nova Palma, Silveira Martins, Ivorá, Faxinal do Soturno e Pinhal Grande, pretende-se promover o diálogo entre os agentes culturais da região, valorizar o capital humano e os talentos locais, estimulando a produção teatral local.

Assim, objetiva-se realizar uma ação efetiva em prol da descentralização da produção cultural no estado do Rio Grande do Sul.

O espetáculo ambientado como uma festa de casamento prevê a participação ativa da comunidade, tanto no momento da “celebração”, quando todos serão convidados a interagirem com os atores, quanto no momento anterior, quando se objetiva valorizar os produtores locais através da contratação de seus serviços. Assim, a decoração e os alimentos da festa, serão produzidos localmente, sendo compartilhados com toda a platéia durante o espetáculo.

Essa concepção do espetáculo enquanto evento, quebrando com algumas convenções teatrais, tem o objetivo de reproduzir uma situação corriqueira para os habitantes das cidades citadas.


Além do espetáculo, no presente projeto propõem-se a realização da oficina “O Jogo do Palhaço”, de forma gratuita, objetivando levar ao público de cada cidade participante do projeto a oportunidade de conhecer a linguagem do clown mais a fundo, bem como incentivando os possíveis potenciais artísticos dos moradores interessados nessa linguagem.



LINKS SOBRE O PROJETO:

http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,1300,4042345,21379

http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,1300,4059728,21490

http://ciateatrodebolso.blogspot.com.br/2013_01_01_archive.html

http://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2012/08/Categoria-B_Contemplados_Premio-Funarte-de-Teatro-Myriam-Muniz-2012_RETIFICADO.pdf

Nenhum comentário :

Postar um comentário