EQUIPE


DANIEL REIS PLÁ
Diretor, ator e professor de teatro. É professor no curso de Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria/RS, tendo orientado trabalhos de final de curso nas áreas de direção e interpretação teatral. Membro da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas e do grupo Performance and Religion da International Federation for Theatre Research (IFTR/UK). Graduado em interpretação teatral pela Universidade Federal de Santa Maria, recebeu o título de Doutor em Artes pelo Instituto de artes da UNICAMP/SP. Iniciou sua trajetória artística como ator no Grupo Oficina de Teatro, em Pelotas/RS, entre os anos de 1988 e 1990. Depois disso, já na universidade, atuou em diversas montagens destacando-se “O homem da Flor na Boca”, de Luigi Pirandello (2000) e “A morte em Ivan Ilitch” (2002), monólogo no qual também assinou a direção. Foi membro do Grupo de Pesquisa “O Tau do Claun” entre os anos de 1998 e 2000 na UFSM/RS onde iniciou sua investigação prática sobre o palhaço tanto no âmbito artístico quanto no que se refere às interfaces com a educação. Entre 2003 e 2007 foi contratado pelo SESI-SP como orientador de artes cênicas ministrando cursos livres de teatro, oficinas de introdução à linguagem do clown e dirigindo os espetáculos “Francisco” (2004), “O Noviço” (2005), “Circo du só Lerdo” (2006) e “Quando Havia cor” (2006), espetáculo que foi remontado sob sua orientação em 2009 pelo Grupo de Pesquisa Teatral Fogo Fátuo (Campinas/SP).


DANIELA VAROTTO
Atriz, diretora e professora de teatro. Atuou em vários espetáculos no RS e em SP, destacando-se: “Minhas Criadas”, com o qual aprovou as leis de incentivo Rouanet e ProacICMs e circulou em 2010 pelo interior do estado de São Paulo, apresentou na Virada Cultural Paulista, no Fringe/ Curitiba, e no Circuito Cultural Paulista; “Arlequim e seus dois patrões” dirigido por Neide Veneziano; “A Intrusa” e “Goiabada com Queijo” dirigido por Helquer Paez; “Os Tambores Silenciosos” dirigido por Inez Alcaraz Marocco; entre outros. Participou de cursos principalmente nas áreas de interpretação e vocalidade do ator, assim como na linguagem Clownesca, juntamente a profissionais como:  Pepe Nunez; SabineUitz; Fernando Montes; Esio Magalhães; Andréa Macera; Noberto Presta; Ana Elvira Wuo; Tatiana Motta Lima; Sara Lopes e Inêz Alcaraz Marocco. Atuou como professora colaboradora no Departamento de Artes Cênicas da UFSM/RS e como estagiária no Programa de Estágio Docente (PED) na UNICAMP. Foi orientadora no Projeto Ademar Guerra ligado a secretaria do Estado de SP e profª de Interpretação e Voz no Centro Artístico Lígia Loschi em Valinhos/SP. Atualmente faz parte da Cia Teatro de Bolso, existente desde 2009, na qual dirigiu o espetáculo de palhaços “Coquetail Espoleta” e está em circulação com a narração de histórias infantis “Conto de Roda”. Participa do espetáculo “Pavão Misterioso”, também em circulação, bem como faz parte a 4 anos da comissão organizadora do Festival de Teatro Independente de Santa Maria - FETISM, que neste ano de 2013 realizou 6ª edição. É proponente do Projeto Clownsamento, que está sendo desenvolvido e com o qual ganho o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2012.


JULIANA FERRARI
Diretora Teatral e Performer. Realiza pesquisa continuada sobre performance, política e sexualidades: "A Terapia do deboche em espaços públicos" - junto à Família Varnel, vertente performativa do NuMiollo - Núcleo de Investigação da Cena. Professora Universitária de Teatro. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (UFBA). Seu foco atual de interesse são as relações entre criatividade, inconsciente, sexualidade e política, na intersecção entre arte e psicanálise. Neste viés desenvolve a oficina “Do Bigode de Dali - Construção de cenas a partir dos sonhos no corpo do ator”. Recebeu as indicações e prêmios de melhor direção e cenário por Navalha na Carne no Prêmio Braskem de Teatro 2006, melhor direção por Desconcerto no III Festival Nacional de Teatro de Ipitanga. Participou dos seguintes festivais e mostras: III Festival Mujer Creadora (Espanha), I e II FILTE - Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, I e II NORTEA (Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste), II Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia, I Mostra Plinio Marcos de Teatro. Psicoterapeuta corporal neo-reichiana em formação pelo Instituto Lumen de Ribeirão Preto. Membro em formação do Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul. Trabalha hoje com oficina de leitura, teatro e dinamização de produção literária no CAPS Geração POA, em Porto Alegre, (pelo Projeto de Descentralização da Cultura, da Secretaria Municipal da Cultura).


LAÉDIO MARTINS
Mestre em Teatro pela UDESC Florianópolis/SC. Graduado em Direção e Interpretação Teatral pela UFSM/RS, onde também atuou como professor colaborador. Participou do Projeto Oficina Regional de Teatro pela Secretaria do Estado do Desenvolvimento Regional - Maravilha/SC, que resultou na 1ª Mostra de Teatro SDR/Maravilha, da qual foi o coordenador. Também ministrou aulas de Arte na rede particular de ensino para turmas de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Realizou e participou de diversas montagens em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atualmente participa do Coletivo Teatral Ateliê do Comediante, em Santa Maria/RS, atuando como cenógrafo, figurinista, diretor e ator.


LUISE SCHERER
Bacharel em Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação Teatral - Universidade Federal de Santa Maria  - Santa Maria/RS (2005). Como professora de interpretação teatral, já ministrou oficinas de introdução à linguagem em Santa Maria/RS, além de participar do quadro de professores da agência/escola Cia Nacional de Talentos, em Florianópolis/SC. Atualmente reside em Santa Maria – RS, onde é atriz e produtora da Cia Teatro de Bolso, companhia teatral existente desde 2009. É também pesquisadora cênica e produtora executiva do grupo O Uivo do Coyote, que desenvolve notável trabalho com a linguagem cômica, através de dramaturgia própria. Trabalhou na equipe de produção do Festival de Teatro Independente de Santa Maria por quatro anos, desempenhando função de captadora de recursos e coordenadora de programação, sendo a proponente do projeto da 6ª edição do FETISM - 2013, contemplado com o I Prêmio Empreendedor Cultural, financiado prelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Foi responsável pela programação artística do Congresso Nacional Fora do Eixo – edição 2011 e trabalhou como produtora do núcleo de animação da companhia circense Sorriso com Arte, de março a setembro de 2012. Em novembro de 2013, fez parte da equipe de produção do 1º Encontro de Palhaços da Coxilha, realizado pelo departamento do Curso de Artes Cênicas - Bacharelado, da Universidade Federal de Santa Maria, e já é membro da mesma equipe responsável pela edição de 2013.


Nenhum comentário :

Postar um comentário